Tratamento de Água
Tratamento de Efluentes
Controle de Poluição Atmosférica
Tratamento de
Resíduos Sólidos

FlotofiltraçÃo


É uma tecnologia de clarificação e filtração de água para fins potáveis ou de uso industrial.

A técnica de flotação por ar dissolvido (FAD) é um processo que tem um custo relativamente baixo de implantação com capacidade de tratar águas que apresenta variações bruscas de temperatura, cor elevada e baixa turbidez.

Do ponto de vista operacional, mesmo com as grandes variações apontadas acima, o processo de flotofiltração mantém a estabilidade do tratamento.

O processo de separação consiste no arraste para a superfície de partículas sólidas (colóides), na forma de flocos presentes na massa líquida estabilizada pela ação do coagulante. A ascensão das partículas é proporcionada pela adição aos flocos de pequeninas bolhas produzidas pela redução brusca da pressão da água saturada com ar, proveniente dos tanques de saturação.

A água saturada com ar é misturada à água floculada numa câmara de expansão que antecede os flofiltros, momento no qual o excesso de ar comprimido dissolvido na água de recirculação se desprende na forma de micro bolha, aderindo quase que instantaneamente aos flocos, que são arrastados à superfície, dando origem a um manto de lodo, periodicamente removido por raspadores superficiais para descarte e desaguamento.

«Voltar





 
® CENTROPROJEkT BRASIL